sexta-feira, 20 de junho de 2008

O que é Ortodontia? O ortodontista responde:

O que é ortodontia?

Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal. Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência.

O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda.

O especialista neste campo é chamado de ortodontista. Os ortodontistas precisam fazer um curso de especialização em ortodontia, além dos cinco anos do curso regular.

Como saber se preciso de um ortodontista?

Apenas seu dentista ou ortodontista poderá determinar se você poderá se beneficiar de um tratamento ortodôntico. Com base em alguns instrumentos de diagnóstico que incluem um histórico médico e dentário completo, um exame clínico, moldes de gesso de seus dentes e fotografias e radiografias especiais, o ortodontista ou dentista poderá decidir se a ortodontia é recomendável e desenvolver um plano de tratamento adequado para você. Se você apresenta algum dos problemas abaixo, pode ser um candidato para o tratamento de ortodontia:

*Sobremordida, algumas vezes chamada de "dentes salientes" - acontece quando os dentes anteriores superiores se posicionam muito à frente da arcada inferior.
ortodontia
*Mordida cruzada anterior - uma aparência de "bulldog", quando a arcada inferior está projetada muito à frente ou a arcada superior se posiciona muito atrás.
ortodontia-rio
*Mordida cruzada - ocorre quando a arcada superior não fica ligeiramente à frente da arcada inferior ao morder normalmente.
ortodontista
*Mordida aberta - espaço entre as superfícies de mordida dos dentes anteriores e/ou laterais quando os dentes posteriores se juntam.
ortodontia
*Desvio de linha mediana - ocorre quando o centro da arcada superior não está alinhado com o centro da arcada inferior.

*Diastema - falhas, ou espaços, entre os dentes como resultado de dentes ausentes ou dentes que não preenchem a boca.

*Apinhamento - ocorre quando existem dentes demais para se acomodarem na arcada dentária pequena.


Como funciona um tratamento ortodôntico eficaz?

Diversos tipos de aparelhos, tanto fixos como móveis, são utilizados para ajudar a movimentar os dentes, retrair os músculos e alterar o crescimento mandibular. Estes aparelhos funcionam colocando uma leve pressão nos dentes e ossos maxilares. A gravidade do seu problema é que irá determinar qual o procedimento ortodôntico mais adequado e mais eficaz.

Aparelhos fixos na Ortodontia podem ser:

*Aparelho fixo — este é o tipo mais comum de aparelho na ortodontia; consiste de fios e braquetes. Os braquetes são presos na parte externa do dente. Os fios em forma de arco passam através dos braquetes e são ligados a estes por elásticos. Apertando-se o arco, os dentes são tracionados, movendo-se gradualmente em direção à posição correta. Os aparelhos fixos são geralmente apertados a cada mês para se obter os resultados desejados, que podem ocorrer no prazo de alguns meses até alguns anos. Atualmente eles são menores, mais leves e exibem bem menos metal que no passado. Podem apresentar cores vivas para as crianças, bem como estilos mais claros, preferidos por muitos adultos.

*Mantenedor de espaço fixo — se o dente de leite é perdido precocemente, um protetor de espaço é utilizado para manter este espaço aberto até que o dente permanente nasça. Uma banda é cimentada ao dente próximo ao espaço vazio e um fio é estendido até o dente do outro lado do espaço.

Aparelhos móveis na Ortopedia Funcional incluem:

*Niveladores — uma alternativa para os aparelhos convencionais para adultos, niveladores em série estão sendo utilizados por um número crescente de ortodontistas para mover os dentes da mesma forma que os aparelhos fixos, mas sem os fios de aço e os braquetes. Os niveladores são virtualmente invisíveis e removíveis para que o usuário possa se alimentar, escovar os dentes e passar o fio dental.

*Aparelhos reposicionadores de mandíbula — também chamados de talas, estes aparelhos podem ser utilizados no maxilar superior ou mandíbula, e ajudam a "treinar" a mandíbula a fechar em uma posição mais favorável. São utilizados para disfunções da articulação temporomandibular (ATM).

*Expansor palatino — um mecanismo utilizado para alargar o arco da mandíbula superior. Consiste em uma placa de plástico que se encaixa sobre o céu da boca. A pressão externa aplicada sobre a placa por meio de parafusos força as juntas dos ossos do palato a se abrirem para os lados, alargando a área palatina.

*Contentores móveis — utilizados no céu da boca, estes aparelhos de contenção previnem que os dentes voltem à posição anterior. Podem também ser modificados e utilizados para evitar que a criança chupe o dedo.

*Aparelho extrabucal — com este aparelho, uma faixa é colocada em volta da parte de trás da cabeça, e ligada a um elástico na frente, ou um arco facial. Este aparelho retarda o crescimento da maxila e mantém os dentes posteriores onde estão, enquanto os dentes anteriores são empurrados para trás. O uso destes na Ortodontia e na Ortopedia Funcional estão cada vez menos frequentes.

Mais informações sobre Ortodontia no site: GEM BRASIL

2 comentários:

blog disse...

Olá. Vi algumas respostas suas no Yahoo sobre extração de pré-molares. Você diz que ela traz sérios problemas no futuro. Importa-se de comentá-los?

Herdei dentes apinhados do meu pai e sobremordida (bem avantajada) da minha mãe. Coloquei o aparelho há cerca de 1 ano e meio e meu dentista disse que se eu quisesse extrair, era esse o momento.
Ele deixou claro que a extração não é necessária, apenas estética.

Ele mostrou meus exames e disse que minha sobremordida era de 15º, quando o normal é de 5º. (Não sei se estou certa. Sequer lembro se ele faou em graus ou em porcentagem, mas a discrepância me assustou um pouco.)
De qualquer forma, estou sendo bem resistente quanto à extração, mas acho que de fato poderia melhorar meu sorriso e meu perfil. Além de tudo meus dentes são grandes, e acabo vendo só boca em mim.
Enfim, não quero me alongar ainda mais. Apenas gostaria de saber se nesse caso devo ou não fazer a extração. É uma pena que esteja no RJ, pois sou de são paulo e não achei por aqui nenhuma clínica como a gembrasil.

Se deixar, mando fotos que tirei dos meus dentes para seu e-mail e você diz se estou exagerando ou se a extração valeria a pena.
Orbigada e desculpe pelo transtorno.

Ps: Tive que deixar aqui o meu blog. Por favor, não responda por ali, já que o blog é destinado aos meus alunos. Obrigada.

karina disse...

Olá Boa noite !!
Coloquei aparelho fixo no dentes e usei durante dois anos e meio . tirei ontem , e ele só colocou contenção na parte inferior do dente e na parte superior não tem nada !! será que é assim mesmo ?? não corro o risco dos dentes irem pra frente denovo ?? desde já agradecida