sexta-feira, 20 de junho de 2008

Ortodontia - Orientações do dentista ao paciente sobre o aparelho ortodôntico

Após a instalação de qualquer aparelho, seja removível (Ortopedia Funcional) ou fixo (Ortodontia), o paciente deverá passar por um período de adaptação, que varia de acordo com o problema apresentado e com a idade do paciente. Neste período, que pode variar entre 2 a 7 dias, o paciente irá sentir um certa pressão sobre os dentes, o que irá acarretar em pequenas sensibilidades, devido às alterações celulares que ocorrem nas regiões subjacentes à raiz dental e no ligamento periodontal.

No caso de aparelhos fixos, o paciente deve tomar bastante cuidado com os alimentos grudentos, duros, refrigerantes e doces, tais como: amendoim, pipoca, pé de moleque, cenoura crua, azeitonas com caroço, morder balas e pirulitos. Estes alimentos se possível, devem ser evitados, sendo que: carnes com osso, frutas, pães e outros alimentos mais consistentes, devem ser cortados em pedaços pequenos antes de serem levados à boca para mastigação.escovacao em ortodontia

A higienização é fundamental para o paciente que está em tratamento de ortodontia, seja com aparelho móvel ou com aparelho fixo.

A higienização consta de:

1. Escovação – no mínimo 4 vezes ao dia, sendo: após o café da manhã, após o almoço, após o jantar e antes de dormir.

2. Fio dental – é muito importante o uso correto do fio dental pelo menos 3 vezes por semana.

3. Soluções para bochechos – existem vários tipos de colutórios (cepacol, sanifill, plax, etc.) e estes ajudam na redução da flora bacteriana da boca e facilitam a remoção da placa bacteriana.


Clique aqui para ver imagens ilustrativas da escovação dentária.

Você deverá fazer o uso de escovas dentais extra-macias e sempre com as cerdas retas (quando as cerdas estiverem tortas, você deverá trocar de escova) fazendo movimentos circulares, ora na região do dente próxima à gengiva e ora na ponta dos dentes.

Para se utilizar o fio dental em pacientes com aparelhos fixos, são utilizados acessórios para facilitar este ato, chamados de passa fio. Este dispositivos são semelhantes a uma agulha de costura, em plástico maleável, e que deve ser usado passando o fio dental por entre o orifício de uma das pontas e depois passando por entre os dentes.

Veja o nosso curriculo - dentistas especialistas em ortodontia

Um comentário:

Marcos Philipe disse...

ola, me chamo marcos felipe, tenho 25 anos e tenho 4 dentes inclusos para arrancar, pois sempre quis colocar aparelho em meus dentes para corrigi-los, só que eu tenho um grande problema, já passei por uma cirurgia em que um dos meus dentes ele de leite não caiu e fico tipo colado junto ao que nasceu, a cirurgia deste não ocorreu muito bem para mim, pois tomei 9 anestesias e mesmo assim eu senti fortes dores ou seja meu psicológico estava todo abalado, pensei se já sofri para tirar um dente imagina para tira 4? gostaria de saber se tem algum modo de anestesia em que o paciente possa dormir durante a cirurgia ou algo do gênero, pois não vou conseguir me controlar vendo aquele processo de retira-lo, acho que mesmo que eu sinta dor ao final, será melhor pra mim aguentar ela do que durante. Desde já agradeço a sua atenção e uma observação o blog esta ótimo.